Laboratorista de processo analógico na fotografia e fundadora do Clube do Analógico, Rosangela Andrade nasceu em 1960 e ingressou no mundo da fotografia aos 15 anos – quando saiu das ruas onde jogava futebol e entrou em contato com fotógrafos e laboratoristas que abriram caminhos para o seu aprendizado.
Em seu desenvolvimento pessoal e profissional buscou formas de adquirir a bagagem necessária para se tornar uma profissional reconhecida no mercado e no entanto, destaca, deparou-se muito com um ambiente predominantemente masculino e machista que precisa ser atravessado.
Trabalhou com o fotógrafo Zé de Boni na Álbum Laboratório de 1989 até 1992, quando abriu seu próprio espaço, o Imágicas Laboratório Fotográfico Analógico. Em 1993, conheceu sua companheira Sandra Degenszajn, que ordenou-se monja zen-budista em 2007. Casou-se em 2013 e divorciou-se em 2020.
Em 28 anos de atividade, ampliou para exposições e livros de grandes nomes da fotografia brasileira como Cristiano Mascaro, Thomas Farkas, Maureen Bisilliat, Ed Viggiani, German Lorca, Fernando Lemos, entre outros. Dá oficinas de Orientação de Laboratório Fotográfico e Ensaio Fotográfico no SESC Pompéia (em parceria com Ed Viggiani) desde 2013.
Siga Rosangela no Instagram e no sítio
Foto: Arquivo pessoal
Deixe um comentário