Milly Costa se autodefine como: Preta Gorda e Sapatão, Macumbeira, taurina, Insubmissa, Pevertida e criadora de conteúdo moralmente questionável. Multimilitante, atua como palestrante e agente multiplicadora de conhecimento em várias áreas de debates focados em Gordofobia e identidade sapatão. 

Soteropolitana, Milly é formada em Recursos Humanos, tendo em seu repertório cursos livres em áreas como  psicologia e mídias sociais e atuação em facilitações com mulheres negras. Criadora do perfil @sapasgordas e @elapretaafronta, Milly tem construído ao longo da sua vida debates sobre a existência dos corpos gordos e a identidade sapatão. Seu trabalho nas redes sociais promove a expressão e reflexão acerca da necessidade de despadronizar corpos para que “possamos ser parte do todo e não fagulhas”. 

Milly é neuroatipica, com transtornos de aprendizado acompanhados de questões de saúde mental e gosta de se reafirmar como alguém que desafio o mundo escrevendo e aprendendo, se mostrando capaz de ensinar e criar meus próprios pensamentos críticos.

“Toda a minha construção de vida é baseada na minha sexualidade, corporeidade e raça, pelo simples motivo de que não posso separar nenhum desses marcadores da minha existência, quando existo num corpo Preto Gordo com uma identidade sapatão eu sou notada por cada um desses fatores e cada um deles me leva para pontos de marginalidade que precisam ser enfrentados por mim, não tem como deixar nenhum deles atrás da porta quando saio de casa, muito menos enquanto vivo – meu existir por si só é uma contradição ao sistema normativo.”.

Foto: Arquivo pessoal