Diretora, roteirista, animadora e designer, Alexia Araujo (Pelotas, 1998) é uma das profissionais que compõem o cenário da animação no audiovisual nacional. Graduada em Animação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Alexia participou de diversos festivais de cinema no mundo inteiro com suas animações protagonizadas por personagens lésbicas. Seu ativismo sobre representatividade LGBTQIA+ na animação lhe rendeu uma apresentação em Portugal sobre esse tema em um congresso científico de cinema, além de ter sido selecionada em mais de 70 festivais com seu curta-metragem “Ausência” e ter ganhado diversos prêmios, incluindo os de Melhor Diretora e Melhor Roteiro. 

Foi professora na Universidade Federal de Santa Catarina no curso de Animação e ofertou cursos de Roteiro Cinematográfico em Florianópolis e Curitiba. Como ativista da representatividade na animação, criou o AnimaQUEER, festival de animação LGBTQIA+ que teve sua primeira edição de forma híbrida. 

Criou, junto com Ana Cavazzana, o primeiro festival de cinema lésbico do Brasil, o BEE Lesbian. Do festival de cinema surgiu o BEE Festival Multicultural de Visibilidade Lésbica, projeto que reúne artistas, empreendedoras e profissionais lésbicas num evento com feiras de arte e gastronomia, rodas de conversa, apresentações e mostra de filmes dedicados à comunidade lésbica. 

INSTAGRAM | BEE FESTIVAL