Diretora e roteirista ítalo-brasileira, Ana Cavazzana começou no mundo da arte desde cedo. Sua primeira formação foi em Artes Cênicas, pela PUC-PR. Trabalhou com o ator Jorge Dória por dois anos em São Paulo, onde posteriormente se estabeleceu e entrou para o mundo da publicidade. Na Europa trabalhou em diversas publicidades, até enfim fazer um curso de Cinema onde aprimorou suas técnicas e habilidades. Depois de trabalhar por vinte anos nessa área, resolveu investir em seus próprios roteiros e contar suas próprias histórias. Desde então lançou oito curtas-metragens, todos premiados internacionalmente, e desenvolveu diversos roteiros de longa-metragem. Os trabalhos da cineasta se destacam por tocarem em assuntos muitas vezes invisibilizados, como é o caso dos filmes com representatividade LGBTQIA+ e de minorias.
Seus filmes são protagonizados por mulheres lésbicas e a cineasta prioriza equipe majoritariamente feminina e incluvisa em todas as suas obras. É premiada internacionalmente com Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Filme e outros.
Criou, junto com Alexia Araujo, o primeiro festival de cinema lésbico do Brasil, o BEE Lesbian. Do festival de cinema surgiu o BEE Festival Multicultural de Visibilidade Lésbica, projeto que reúne artistas, empreendedoras e profissionais lésbicas num evento com feiras de arte e gastronomia, rodas de conversa, apresentações e mostra de filmes dedicados à comunidade lésbica.
Deixe um comentário