Maria Carlota Costallat de Macedo Soares nasceu em Paris, no dia 16 de março de 1910. Mudou-se para o Brasil com sua família em 1912, sendo criada no Rio de Janeiro.

Em 1935, Lota entra para o curso de Pintura, ministrado por Cândido Portinari, na Universidade Livre do Distrito Federal. Na década de 1940, Carlota viveu em Nova York, onde fez cursos no Museu de Arte Moderna. Foi reconhecida como arquiteta autodidata e paisagista, sendo convidada por Carlos Lacerda anos 60 para trabalhar no governo do estado. A proposta foi que ela fizesse o Parque do Flamengo, que hoje é conhecido como o maior aterro urbano do mundo.

Lota Macedo viveu com sua companheira Elizabeth Bishop de 1951 a 1965. Em 1967, quando já separadas, Lota resolveu viajar a Nova York a fim de encontrar Bishop, mas não chegaram a se encontrar, pois Lota, em uma crise suicida, tomou diversos compridos. Entrou em coma, falecendo poucos dias depois, no dia 25 de setembro de 1967.

Sua vida com Elizabeth Bishop é retratada no filme “Flores Raras”, de 2013. No papel de Lota, está a atriz Glória Pires.

Esse texto foi publicado originalmente na página As Minas na História por Sigrid Beatriz Varanis Ortega e devido à qualidade e importância do projeto, foi comprado pela Casa 1 para compor a nossa Enciclopédia Sapatão. Confira outros perfis de grande mulheres na página do Facebook e Instagram

Foto: Instituto Lota