Gabi Nyarai é cantora, poeta, compositora e mestra de cerimônias que teve muitos dos  seus trabalhos transitados por eventos de marcas como Nike, cerimônias em espaços emblemáticos como o Teatro Municipal, competições nacionais de Slam,  ruas, saraus e palcos dentro e fora das ruas paulistanas. 

Com uma vivência que nasceu e cresceu na Zona Sul de São Paulo, Nyarai trabalha com a palavra cantada, falada e apresentada desde muito cedo. A arte em si está no seu vocabulário há dez anos, sendo que a música chegou antes de todas as outras linguagens.

“Foi na música que entendi que o que eu sabia e gostava de fazer poderia ser um tipo de arte”.

Em 2016, Nyarai e outras MCs criaram a batalha de rap Dominação, como resultado de um incômodo devido à falta de representatividade de mulheres nas batalhas comuns. Dominação surge como um espaço de expressão, de rima, de poesia, de performance para corpos dissidentes. Até hoje é um local de pertencimento mas também de oportunidade para se lançar na música. 

Do rap às rimas, às poesias – tudo parte de uma coisa só –  as palavras de Nyarai primeiro se expressaram por indignação, mas se expandem a partir de um desejo de imprimir seu ponto de vista frente ao mundo. Entende que ser uma mulher preta, lésbica, periférica que decide trabalhar com arte é uma afronta a tudo que o sistema esperava de si  e isso atinge diretamente seu trabalho.   

“Esse reconhecimento que tenho sobre mim, sobre quem sou, sem dúvidas faz com que eu possa ser muito mais inteira e verdadeira com tudo que eu crio e executo”

Foto: Arquivo pessoal