Edênia Garcia nasceu no Crato, no Ceará, no dia 30 de Abril de 1987. Ela cresceu em Natal, no Rio Grande do Norte. Aos doze anos de idade começou a praticar natação como tratamento para a Doença de Charco-Marie-Tooth. Após muita prática e treino, ela entrou para a seleção brasileira de natação paralímpica aos 15 anos de idade, estreando no Mundial de Natação em Mar Del Plata, na Argentina, em 2002. No evento ela conquistou cinco medalhas, levando o primeiro de cinco títulos mundiais.

Edênia já representou o Brasil em quatro edições de Jogos Paralímpicos, em Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016. Ela também está participando desta edição de 2021, em Tóquio. Hoje ela é presidenta do Conselho Fiscal do Comitê Paralímpico Brasileiro. Em entrevista a Confederação Brasileira do Desporto Universitário, ela conta que durante sua trajetória enfrentou muito preconceito por ser lésbica, tendo que ouvir inclusive piadas constrangedoras sobre a sua sexualidade. Em 2019, no Mundial de Natação em Londres, Edênia tornou-se a primeira brasileira tetracampeã mundial.

Foto: Reprodução/ ALe Cabral – CPB

Esse texto foi publicado originalmente na página As Minas na História por Sigrid Beatriz Varanis Ortega e devido à qualidade e importância do projeto, foi comprado pela Casa 1 para compor a nossa Enciclopédia Sapatão. Confira outros perfis de grande mulheres na página do Facebook e Instagram