Viviane Ferreira (Salvador, 1985) é diretora, roteirista, produtora, cineasta e advogada. Começou a construir sua carreira no audiovisual na virada da primeira década do século 21. Entre curtas e médias-metragens de ficção ou documentais, além de videoclipes e outros formatos de produção, Viviane estabeleceu-se como uma importante referência do audiovisual brasileiro.

Além de cineasta e advogada, Ferreira é uma ativista e uma liderança na produção independente brasileira. Criou e assumiu a presidência da APAN – Associação de Profissionais do Audiovisual Negro e em 2021, assumiu a direção da SPCine, distribuidora da prefeitura da cidade de São Paulo.

Seu filme “O Dia de Jerusa” (2014), estrelado por Léa Garcia, foi exibido no segmento de mercado Short Film Corner do Festival de Cannes. O curta foi transformado no longa “Um Dia com Jerusa” (2020) e com ele Viviane se tornou a segunda mulher negra a dirigir um longa de ficção no Brasil. A primeira foi Adélia Sampaio, em 1984, com a obra “Amor Maldito”, que também apresenta uma história de um casal lésbico. “Um Dia com Jerusa” está disponível para ser assistido na Netflix.

Instagram