Jornalista, roteirista, tradutora e criadora de conteúdo digital, Mariana Mortani é uma profissional plural e multifacetada.

Começou sua vida de criadora na internet aos 14 anos com um blog literário e, depois de se entender como uma mulher lésbica, rapidamente, se tornou uma voz para diversas meninas e mulheres que se identificam com seu conteúdo e sua narrativa pessoal. Com o objetivo de criar ainda mais conexão com seu público, ela está à frente do “Clube Sáfico”, um clube de leitura coletiva que chegou a contar com 1.500 pessoas para debaterem semanalmente assuntos sobre o universo literário sáfico. Em 2024, aos 27 anos, Mariana é uma das referências no Youtube quando o assunto é cinema e literatura protagonizados e/ou escritos por mulheres que amam mulheres. 

Como tradutora, Mortani trabalhou em textos de autoras sáficas como Jennifer Dugan, Alison Cochrun e Chloe Liese e para editoras como Globo Alt, Companhia das Letras e Astral Cultural. Ela também publicou contos e livros de sua autoria pela editora Se Liga Editorial e foi organizadora da primeira Feira Literária da Zona Norte do Rio de Janeiro em 2014 e do “FliCadê”, o 1º Festival On-line de Literatura LGBTQIAP+ no Brasil, em 2021.  

Como roteirista, fez 5 documentários e participou de projetos para marcas como Amazon Brasil, Prime Video, Netflix e Play9, além de criar e escrever para projetos de talentos como Fátima Bernardes, Galvão Bueno, Fernanda Gentil, Paola Carosella e Valentina Bandeira. 

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Mariana também Já foi colunista do jornal Pauta Rio, apresentadora de duas temporadas do “Pod Da Play” (podcast de entretenimento da Play9) e de eventos como Bienal do Livro, FliPop e Juntas Festival.  

Canal no YouTube | Instagram | Clube Sáfico