Juliana Perdigão é cantora, compositora e toca clarinete, flauta e clarone. Atua na música desde 1997, como instrumentista e cantora, em colaboração com diversos grupos e artistas, entre eles Tom Zé, Jards Macalé, Nuno Ramos, Angélica Freitas, Negro Leo, Metá Metá, Graveola e o Lixo Polifônico, Virgínia Rodrigues, Clima, Rodrigo Campos, Tulipa Ruiz, Romulo Fróes, Ná Ozzetti e Ava Rocha.

Em 2011, Juliana lançou seu primeiro álbum solo, “Álbum Desconhecido” (YBmusic / Natura Musical). Seu repertório de estréia foi formado por canções inéditas escritas especialmente para Juliana por alguns dos compositores mais ativos no cenário da música popular contemporânea naquele período. Participam do “Álbum Desconhecido”, Benjamim Taubkin e André Abujamra.

Em 2013, dedicou-se a atuar em período integral no Teatro Oficina, em São Paulo, primeiro como musicista e depois como atriz. Após três anos de intenso trabalho no teatro ela volta ao estúdio para trabalhar em seu segundo álbum, “Ó” (2016), (YBmusic / Natura Musical).

Produzido por Juliana em parceria com Romulo Fróes “Ó” é um disco de sonoridade um tanto ruidosa e vertiginosa, reflexo da pesquisa da artista em companhia da banda Os Kurva. O álbum inclui, além de canções de Kristoff Silva, Negro Leo, Clima, Kiko Dinucci, Ava Rocha e LG Lopes, composições de próprias de Perdigão. Nas performances ao vivo deste álbum, ela adicionou a guitarra elétrica à gama de instrumentos que toca no palco. Tulipa Ruiz e Zé Celso participam do disco. O show de lançamento “Ó” se deu na 32ª Bienal de São Paulo, a convite de Jochen Volz e contou com a participação de Zé Celso.

Seu terceiro álbum solo, “Folhuda” (2019), é composto inteiramente de músicas de autoria de Juliana, todas compostas a partir de poemas escritos por poetas brasileiros como Oswald de Andrade, Murilo Mendes, Paulo Leminski e os contemporâneos Arnaldo Antunes e Angélica Freitas. Folhuda foi feito em parceria entre o Red Bull Studio SP e Selo Circus e conta com a participação de Arnaldo Antunes e Lucas Santtana.

Em 2020 lança “Dúvidas” (Ybmusic) um disco média metragem – 13 minutos – onde Juliana apresenta textos de sua autoria em diálogo com o material sonoro emergido de uma sessão de improviso instrumental com Juliana Perdigão (texto, fala, clarinete, clarone, flauta), Thomas Harres (bateria, percussão), Fabio Sameshima, (baixo e sraj), Dudu Tsuda (moog, rhodes, chapas de metal) e Mauricio Tagliari (guitarra), Thiago França (saxofone, flauta). São textos curtíssimos, perguntas, encadeamento de ações, cenas desconexas que se
contrapõem sem que tenham alguma relação entre si.

Atualmente vive em Berlim.

Siga Juliana no Instagram